• Suzana Freire

A importância do Save the Date

Como estão todos preparativos para o seu casamento? Já imaginou você casando em um lugar paradisíaco com todas as pessoas que você ama te prestigiando?

Hoje vamos dar dicas de como garantir a presença de grande parte dos seus convidados na sua festa.


Primeiramente o que é o famoso “ save the date”?


No nosso bom português essa frase significa: Reserve a data ou também podemos usar como Pré convite. Sua finalidade é proporcionar um tempo maior de planejamento e organização para o seus convidados reservarem esse dia só para vocês.


Qual a sua importância?


Não temos como negar como as nossas agendas dificilmente tem um espacinho livre. Por isso ter um pré convite com as informações necessárias para os convidados se programarem para o grande dia, faz toda a diferença quando chega o momento do RSVP.



Quando enviar?


O segredo é sempre com a maior antecedência possível, geralmente indicamos com 10 meses ou 1 ano caso a viagem seja internacional. Mas esse tempo pode ser recalculado conforme as necessidades do evento. Uma boa assessoria te auxiliará a não perder esse “timing” que faz total diferença nas confirmações futuras da sua festa.

Mas como base, logo após a reserva da data, local da cerimônia e festa, você já tem as informações essenciais para enviar o save the date.


Estes são os itens que não podem faltar:


  • Frase: “Save the Date”

  • Palavra: Casamento

  • Data (dia, mês, ano)

  • Nome do casal

  • Cidade

  • Endereço do site

  • Frase Opcional: Convite oficial em breve

É super interessante que o casal invista um tempo, junto com a assessoria e o fornecedor contratado, para criar um site recheado com as informações do casamento, que não vão no save the date e nem nos convites, desde local da festa, estacionamento, local da cerimônia (caso seja em um lugar diferente do evento), bem como dicas e/ou informações importantes, caso seja um destination wedding (pousadas próximas, turismo, entre outras). Ainda falaremos mais sobre esse assunto.


Para quem enviar?


O conselho é deixar a sua lista de convidados pronta, como já mencionamos em outros posts, ela é a base de todo o casamento. O objetivo é enviar para todas as pessoas que vocês colocaram nela. Se surgirem dúvidas/incertezas de convidados ou da lista, converse com a sua assessoria, que ela auxiliará na escolha e solução das pessoas que irão receber o “save the date”.


Dica valiosa:


Uma outra dica valiosa que sempre ressaltamos para os nossos noivos é que desde o primeiro momento do contato dos convidados com qualquer item do casamento, eles já sintam a vibe e energia do casal. Então ter decidido a identidade visual do casamento, irá trazer as sensações que vocês tanto desejam passar para os convidados. O save the date seria um dos primeiros contatos, então nada melhor do que arrasar nessa sementinha do casamento de vocês.


Preparados para viver esse momento com as pessoas que vocês amam?

Deixe aqui suas dúvidas e comentários para a gente!! <3


0 visualização