• Suzana Freire

COMO FAZER A LISTA DE CONVIDADOS PARA CASAMENTOS

O primeiro passo do casamento de vocês chegou e provavelmente vocês não sabem nem por onde começar.


Mas não se preocupem que isso é super natural, fazer a lista de convidados pode ser gostoso, mas pra passar do número desejado é muito fácil. Por isso, separamos algumas dicas que vão auxiliar vocês a montarem essa lista sem dificuldade.


Antes de tudo, entender a importância dessa lista é essencial. Todos os itens a serem resolvidos serão baseados nela por 2 motivos:


1- Número de pessoas

2- Perfil dos convidados (idade e estilo)


Essa lista será solicitada sempre pelos fornecedores, lembrando que cada detalhe influencia diretamente no resultado da festa. Mas você não precisa necessariamente ter a lista pronta com 1 ano de antecedência, o importante é ter a lista base, essa estimativa é que dará suporte para os orçamentos dos fornecedores.


Resumidamente, o número de convidados é a base para:


1- Escolha do local

2- Convites

3- Controle de Budget

4- Fechamento de contratos

5- Orçamentos

6- Negociações com fornecedores


Agora você pode iniciar a lista sem restrições , coloque todo mundo que você deseja convidar e acha que precisa também. Esse é o primeiro rascunho das pessoas que estarão presentes no seu dia.


Segundo, é importante lembrar que a elaboração dessa lista é feita em conjunto pelos noivos e sua família (pais de ambos os lados). Mas não se preocupe, essa elaboração é feita por todos, porém unificada por apenas vocês, noivos.


Os melhores passos a serem seguidos são esses:

  • Concomitantemente:

  • Os pais da noiva fazem a lista deles

  • Os pais do noivo fazem a lista deles

  • A noiva faz a lista dela

  • O noivo faz a lista dele


Para essa lista ter critérios é interessantes, pois te ajudam a definir prioridades para incluir e até excluir pessoas da sua lista, separamos alguns deles para vocês:


  • Critério de aproximação

Inicie pensando na árvore genealógica, assim sendo, avós, pais, irmãos, cunhados, sobrinhos, tios, primos e madrinhas/padrinhos batizados. A partir dos filhos dos primos e primos dos pais já é um ponto interessante para limitar a sua lista.


  • Turmas

Não tem como não ter um sentimento nostálgico quando reunimos turmas de longa data e claro, chamar um é quase inevitável que tenha que chamar todos do mesmo grupo. Mas não esqueça das esposas, maridos, namoradas(os) de cada um deles (esse número no final faz diferença)


  • Solteiro + one

Esse é um critério que super incentivamos a ser pensado. É muito atencioso permitir que o seu convidado que esteja solteiro possa levar alguém para acompanhá-lo(a), não se sentindo sozinhos ou desconfortáveis (principalmente quando se trata de um destination wedding). Consideramos essa atitude uma das mais elegantes para um evento.


  • Limitar número total de convidados

Esse ponto é essencial para vocês definirem quem realmente é importante estar presente em um dia tão especial. Sabemos que o sonho é convidar todo mundo, mas nunca funciona dessa forma, então limite de forma estratégica e educada.


  • Após a finalização das 4 listas:

1- A noiva checa a lista dela com a lista do noivo e exclui da sua as pessoas repetidas

2- A noiva checa a lista dela atualizada com a lista do seus pais e exclui as pessoas repetidas

3- O noivo checa a lista dele com a lista dos seus pais e exclui as pessoas repetidas

4- Os noivos unificam a lista final e todos conferem

5 - Envio da lista final para assessoria


A sua assessoria deve te enviar uma lista com todas as informações que você precisa colocar de cada convidado para que os convites e o RSVP sejam enviados e produzidos sem erros.


Já estão ansiosos para começar? Não esqueça de nos contar se esse conteúdo te ajudou?


E claro, corre para conferir nossas redes sociais para mais dicas!


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo