De onde vem a tradição de servir bolo no casamento?

Todo mundo adora bolo! Quase todas as celebrações cotidianas vêm acompanhadas de bolo, e mesmo que seja uma “celebração” menorzinha como um café da tarde é muito comum levarmos um bolinho para acompanhar. Mas de onde vem a tradição de servir bolo no casamento?



O bolo de casamento é uma das tradições mais populares e que teve início na Roma Antiga, quando serviam pão nas cerimônias de casamento. Esse alimento era tido como um símbolo de prosperidade para o casal, e os convidados que comessem uma parte desse pão, teriam mais sorte.



Como toda tradição, passou por algumas mudanças até chegar ao formato de pequenas tortas durante a Idade Média. E, a partir do século XVII, os franceses passaram a empilhar as tais tortinhas, formando um bolo de camadas, como os clássicos servidos hoje em dia.


Entende-se que o bolo de casamento representa a prosperidade do casal e o corte do bolo no dia do casamento simboliza que dali em diante o casal compartilha junto de todas as alegrias de cada um.



A partir do século XIX, os bolos com várias camadas seguiam sendo um sucesso, e atualmente eles têm de 3 a 6 andares, além do topo de flores de açúcar (que dá mais altura), bem como a boleira que muitas vezes tem a altura de uma camada. Dessa forma, o bolo fica grandioso deixando a decoração da mesa de doces suntuosa.


O bolo é um dos símbolos festivos mais marcantes. Além de ser um clássico dos casamentos, é um item complementar à gastronomia e decoração.



O momento de escolher o bolo é um dos mais divertidos e saborosos do planejamento da festa ,e muito além de ser apenas um momento delicioso da festa, ela passa a ser parte da decoração e da identidade visual do seu casamento. Está precisando de ajuda para definir essa parte da sua festa? Entre com contato para que a gente possa te ajudar a ter o casamento dos seus sonhos!!!


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo