Tudo o que você precisa saber sobre convites para o seu casamento

O convite do seu casamento tem uma importância que muitas vezes é passada em branco, através dele, você não só está passando informações de hora e local mas você convidando pessoas especiais para participarem de um dos dias mais importantes da sua vida. É através do convite que seus convidados conseguem ter dimensão do estilo e capricho do grande dia, e acabam dando para o evento o mesmo valor que o convite tem.


E com tamanha importância planejar o convite é uma experiência muito gostosa, mas que pode gerar algumas dúvidas, e por isso hoje vamos falar de algumas dúvidas que sempre recebemos dos nossos clientes sobre o convite.



  • O nome dos PAIS DOS NOIVOS precisa constar no convite?


Tradicionalmente o casamento sempre foi visto como uma festa familiar, e ainda é assim, mas muita coisa mudou. Antigamente era de responsabilidade dos pais organizar todos os detalhes, convidar amigos e familiares, e eles realmente eram os donos do evento. Hoje em dia continuam com a função de anfitriões, mas os noivos são os donos da festa, assumindo total controle das decisões (ainda que os pais arquem ou ajudem com as despesas). A verdade é que não há a necessidade de constar os nomes dos dois casais (pais do noivo e pais da noiva) no convite.


Nosso conselho é que vocês conduzam da maneira como se sentirem melhor. Se fazem questão de honrar os pais e deixá-los com o papel de anfitriões no convite, tenham certeza que eles vão amar. Nesse caso, além do nome dos pais, vai impresso no convite a frase "convidam para a cerimônia de casamento de seus filhos", seguido dos nomes dos noivos e demais informações. Sem falar que como os sobrenomes já vão estar seguindo os nomes dos pais, não têm a necessidade de repeti-los com o nome dos noivos, o que dá mais destaque.


Ou ainda, caso queiram mencioná-los de forma carinhosa porém não transferindo o papel de anfitrião a eles, pode-se trocar a formatação do convite com os nomes dos noivos acima e frase "juntamente com seus pais" ou ainda "com a benção de seus pais", seguido do nome dos pais e demais informações. Nesse segundo formato quem convida são os noivos.


Se quiserem, é válido incluir até o nome de padrastos e madrastas.

Caso algum deles já tenha falecido você pode manter a homenagem e colocar (in memorian) ao lado do nome, seja escrito, abreviado (i.m.) ou com uma estrelinha, coraçãozinho ou cruzinha. O que vale é o seu carinho e o formato que faz sentido pra você.


Há casais mais modernos que preferem não mencionar os nomes dos pais no convite e tudo bem também, seja por estilo ou porque não faz sentido considerando as relações pessoais. Seja qual formato você escolher, apenas tenha certeza que está fazendo pelo motivo certo. Ajudamos todos os nossos noivos a tomarem a decisão que vai deixá-los confortáveis, seguros e sem magoar ninguém.




  • QUANDO enviar os convites para o casamento?

O convite tradicional deve chegar na casa do convidado: de 30 a 60 dias antes da data do casamento, assim seu convidado tem bastante tempo para se planejar e poder ir prestigiar esta data tão importante sem pressa.


Padrinhos, madrinhas, damas e pajens: precisam ser convidados antes dos demais convidados, pois precisam saber da função de destaque e garantir que estarão presentes e à altura de um dia tão especial. Por isso, é tão comum enviar um mimo com uma cartinha especial para essas pessoas mais importantes de 6 a 8 meses antes da data do evento.

Save the Date: deve ser entregue aos convidados de 4 a 6 meses antes se o casamento for na mesma cidade, e de 6 a 8 meses se for em outro estado; Considere uma antecedência maior, de 10 a 12 meses antes se for em outro país. Para o envio do save the date, o site e identidade visual já devem estar prontos. Por isso é tão importante começar a organização do casamento com bastante antecedência.⠀


- Além do presente especial para papel importante na cerimonia, pais, padrinhos e damas/pajens também recebem o save the date e convite tradicional no mesmo timing que os demais convidados. Amamos quando a noiva marca um jantarzinho com padrinhos para a entrega desses mimos, fica tão especial...

IMPORTANTE:

Para que tudo aconteça no timing perfeito, não se esqueça de considerar o tempo de contratação do fornecedor de convites e mimos, de aprovação do layout, produção e impressão na gráfica e toda a logística de entrega



  • QUANTOS convites imprimir?


Tenha em mente que a quantidade de convites é diferente da quantidade de convidados e para você ter certeza de quantos convites deve imprimir, considere uma média de 1 convite a cada 2 convidados, ou seja, se sua lista é de 200 pessoas, a conta de impressão seria de 100 convites. Mas, para cobrir imprevistos, esquecimentos ou convidados extras de última hora, recomendamos 10% a 15% a mais. Dessa forma, para 200 convidados, a quantidade ideal seria de 115 impressões.


Além disso, é preciso ter em mente que os envelopes serão escritos à mão por calígrafos, e por mais profissional que sejam, erros acontecem. Sendo assim, garanta envelopes extras que representem 5% a mais do total de impressos (nesse caso, 6 envelopes), dessa forma, se houver algum erro de grafia, a solução já estará fácil e em mãos, sem atrasar a entrega dos convites.


Seguindo essas dicas sem dúvida seus convites vão ficar impecáveis e transmitir todo amor e carinho que vocês estão colocando no planejamento deste dia tão especial. Ainda está com alguma dúvida? Entre em contato através do nosso site que vamos te ajudar a deixar seu casamento do jeito que você sempre sonhou.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo