top of page

Tudo sobre dress-code e vestimenta dos noivos

O dress-code é uma das coisas que dá o ar de qualquer festa, não adianta ter um salão extremamente elegante e bem decorado com os convidados com roupas do dia a dia super descontraídas, não orna. E em um casamento isso não é diferente, o dress-code tem uma importância gigantesca e dita uma boa parte do estilo da festa.


Hoje vamos falar de diversas dúvidas que recebemos frequentemente quando falamos do dress-code e também passar algumas dicas de ouro para garantir que as roupas de vocês estejam perfeitas desde a cerimônia até o fim da festa.



Uma dúvida que recebemos bastante é sobre qual a melhor forma de divulgar o dress-code para os convidados, seria no convite? no save the date? Nós sempre recomendamos que vocês coloquem essa informação no site do casamento, colocando no convite que acaba ficando muito poluído. No Brasil, no entanto, já estamos bem acostumados ao traje de casamento ser social, se vocês escolheram ir por uma temática diferenciada, aí sim vale a pena ter essa informação no convite, assim os convidados não perdem essa mudança e além disso, também recomendamos colocar no site do casamento algumas fotos de como é esse estilo diferente.


Outra dúvida que recebemos bastante é qual a diferença entre o traje social e o black tie, e se tem outras opções “tradicionais” de dress-code. Primeiro, vamos esclarecer a diferença entre entre terno e costume, que é um termo que confunde bastante as pessoas mas que é extremamente importante quando falamos sobre dess-code. O terno é composto por três peças, o blazer, o colete e a calça. Já o costume é apenas o blazer e a calça. Com isso esclarecido podemos passar para os tipos de dress-code.



O traje mais comum dos casamentos, é o traje social ou passeio completo, isto é, os homens de costume com gravata e as mulheres de vestidos longos. Outro dress-code que pode ser usado em casamento é o traje passeio, que é um traje mais casual, porém pede por tecidos mais nobres, como seda e linho. E por fim o traje Black-tie, que é o mais sofisticado de todos, nele os homens devem usar smoking e as mulheres de vestido longo, porém eles devem ser mais glamorosos e elegantes.



Outro ponto que também gera várias dúvidas, principalmente entre as noivas, é de quantos looks usar. Há alguns anos se tornou comum entre as noivas investir em vestidos com caudas, sobressaias e até mesmo mangas removíveis que transformam o visual para a festa e deixam o look também mais confortável pós cerimônia. De 2021 pra cá a tendência da mudança se "sofisticou" e em vez de trocar detalhes, as noivas passaram a pensar em um novo vestido inteiro. No Brasil, já percebemos que a ansiedade para ver todos os detalhes do look da noiva pode ser igualmente despertada em dois momentos (na entrada da cerimônia e na abertura da pista de dança). Eu AMO EXAGERADO a ideia! E já prevendo as perguntas se a troca sacrifica muito tempo de festa, a resposta é NÃO! De qualquer forma, vamos ter um tempo reservado nos bastidores pós cerimônia para o jantar do casal e retoque de make/hair. Esse momento vai existir com ou sem second look, então vale sim aproveitá-lo!


Agora vamos dar duas dicas sobre as vestimentas dos noivos, uma pensando nas noivas e uma para os noivos.


Da noiva é o seguinte, investir em um TRASH THE DRESS! O TTD (que significa "destrua o vestido") consiste em um ensaio fotográfico pós casamento onde os noivos vestem o look do grande dia mais uma vez para fazer fotos incríveis, descoladas e sem preocupação com manter as peças usáveis depois. As fotos ficam absolutamente maravilhosas e vocês criam memórias que vocês guardaram para sempre com vocês.



A dica para os noivos é separar duas camisas para o casamento. Com os ânimos à flor da pele no dia do casamento, é muito comum que os homens suem além do normal e se sujem de maquiagem ao cumprimentar suas convidadas, por isso sempre indicamos ter uma camisa extra para troca. O noivo é o grande protagonista ao lado da noiva e precisa estar impecável do início ao fim! Uma reserva sempre vale a pena para garantir tranquilidade com esses e outros imprevistos!


Você ainda ficou com alguma dúvida sobre o dress-code? Entre em contato com a gente que vamos te ajudar a organizar o casamento dos seus sonhos e vamos garantir que tudo ocorra do jeitinho que você sonhou do começo ao fim!!


13 visualizações0 comentário
bottom of page